Principais tipos de rupturas do varejo

Seja de natureza comercial ou operacional, tecnologias são grandes aliadas para melhorar a gestão de compras e de estoque

Oferecido por Bluesoft

A Ruptura é um dos grandes inimigos dos varejistas. Ela impacta diretamente vários índices dentro do varejo, como a lucratividade e as vendas e também impacta de maneira negativa a imagem das lojas, uma vez que o consumidor poderá procurar o seu concorrente quando for comprar novamente.

Logo, uma necessidade que o varejista pode ter, é a de conhecer quais são os tipos mais comuns de ruptura e saber como se prevenir. Para termos ideia, de acordo com a Pesquisa de Perdas no Varejo Brasileiro de 2020, os supermercados tiveram 7,2% de índice de ruptura comercial e, 7,8% de ruptura operacional. Além disso, segundo o índice de Ruptura do Estoque, realizado pela Neogrid, o índice estava em 11,3% em abril de 2021.

Ou seja, reduzir as rupturas é algo que se torna cada vez mais necessário para o varejista. Por isso, um movimento que o varejista pode fazer, é investir em boas práticas para evitar as rupturas e diminuir esse índice em suas lojas.

Porém, para que as suas decisões sejam mais assertivas, é necessário conhecer os principais tipos de rupturas existentes no varejo.

As principais que destaco, são:

  • Ruptura Comercial: A ruptura comercial, acontece quando a mercadoria não está disponível nas gôndolas e nem no estoque. Ela normalmente ocorre por alguma falha da sua área de compras ou do seu fornecedor, que acabou atrasando a entrega. Ou seja, não compramos determinado produto, na hora correta.

Para contornar esse tipo de ruptura, contar com tecnologia é essencial, com o Bluesoft ERP, por exemplo, você consegue monitorar os níveis de estoque de uma mercadoria e sua disponibilidade na gôndola. Assim, você monitora sempre seus índices de mercadoria e evita esse tipo de ruptura em sua loja.

  • Ruptura Operacional: Já as rupturas operacionais ocorrem quando um produto está em seu estoque, mas não está nas prateleiras. Um exemplo disso, é quando deixamos um lote de requeijão, por exemplo, vencer em nosso estoque. Isso acarreta uma perda muito grande para o rendimento do varejo. Se o produto não está nas prateleiras, o consumidor não leva, muitas vezes o produto está em estoque, mas apenas depósito, ou no CD.

Uma coisa que o varejista pode fazer para evitar que isso ocorra, é realizar sempre o monitoramento do Shelf Life dos produtos do seu estoque. Dessa forma, é possível tentar evitar ser pego de surpresa com produtos próximos do seu vencimento, possibilitando a criação de campanhas para evitar perder eles por conta da validade.

Agora falando sobre as principais causas de ruptura, é possível citar:

  • Atraso na entrega de mercadorias;
  • Furtos (internos ou externos);
  • Falhas de gestão da empresa (cadastros errados, erros nos pedidos de compra, mau armazenamento, falta de controle de lotes / datas de validades e outros);
  • Falta de organização, como ter o produto no estoque e não expor nas prateleiras;
  • Falta de acompanhamento das vendas (sazonalidades e promoções); 

Ou seja, os problemas da ruptura comercial são, em grande parte, causados por falhas em sua logística.

Por isso, a logística é um ponto que precisamos ficar sempre atento no varejo. Afinal, segundo a Pesquisa ABRAPPE de Perdas no Varejo Brasileiro em 2020, as rupturas operacionais foram responsáveis por 7,8% das perdas no varejo!

Porém, de que adianta conhecer as principais causas de rupturas, se não sabemos como elas nas lojas, não é mesmo? Por esse motivo, trouxe abaixo algumas maneiras de prevenir as rupturas em seus supermercados:

Realizar a auditoria de presença com o coletor de dados: Realizar o controle eletronicamente facilita muito na contabilização dos seus produtos e, disponibilizar alguns colaboradores para fazer essa auditoria com o coletor de dados, é parte importante para evitar as rupturas em seu supermercado.

Para que isso seja mais efetivo, tenha mapeado em seu ERP, a sua loja. Assim, essa auditoria é realizada de maneira rápida, organizada e integrada, apenas com o escaneamento de uma unidade de cada produto, permitindo que se saiba quais produtos estão com nível baixo de estoque, próximo de vencimento e em falta nas gôndolas.

  • Invista na Gestão de Estoque: Uma boa gestão de estoque passa por saber exatamente onde cada produto está localizado, além de gerenciar lotes e datas de validade. Assim, o varejista não perde vendas por não encontrar ou mesmo não poder comercializar os produtos em seu estoque.
  • Realize o Inventário de Estoque Periodicamente: Afinal, dessa forma é possível reduzir a lacuna entre o estoque e o controle do mesmo. O inventário de estoque é uma atividade trabalhosa, mas não se preocupe, pois, há diversas tecnologias que podem auxiliar a realizar essa tarefa.
  • Realize a Gestão de Compras alinhada ao seu estoque: Uma das partes mais importantes de se fazer a Gestão de compras, é estar alinhado ao seu estoque. Assim, você consegue comprar o suficiente para evitar ruptura e também não gerar estoque ocioso.
  • Colete dados para realizar compras mais efetivas: Acompanhar as vendas das lojas é fundamental para evitar quebras de estoque, afinal, permite que o varejista trabalhe com previsibilidade em sua área de compras.
  • Selecione os melhores fornecedores: Com uma boa seleção de fornecedores, é possível mitigar problemas como atrasos na entrega, qualidade da mercadoria (evitando receber produtos danificados na entrega) e outros.

E não deixe de investir em novas tecnologias para te auxiliar no controle das suas lojas. Elas te ajudam a acompanhar de maneira mais precisa como andam as rupturas em seu supermercado, não é mesmo? Afinal, são muitos fatores que podem atrapalhar uma venda praticamente ganha, não é mesmo?

Por isso, não descuide dos processos que afetam o suprimento de produtos no estoque. Confie em ferramentas que ajudam neste controle, como o Bluesoft ERP, e alie o trabalho delas, com seus colaboradores treinados para utilizarem da melhor maneira essas tecnologias. Dessa forma, você consegue diminuir bastante o índice de rupturas em suas lojas!-

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