Procura-se. Paga-se

O executivo necessário nos dias de hoje tem um perfil bastante diferente do de alguns anos atrás. Quanto mais próximo você estiver do perfil descrito a seguir, mais estará “valendo” no mercado de trabalho supermercadista, e também em todos os outros.
Você será o executivo dos sonhos de qualquer empresário inteligente.
Assim, você deverá:

• Ser hábil negociador;

• Ter ojeriza pelo rotineiro;

• Ter boa capacidade de comunicação;

• Viver sempre o “nós” e nunca o “eu”;

• Ser equânime e, por isso mesmo, respeitado;

• Ser um grande coordenador de ideia do outros;

• Encarar o fracasso como sinônimo de desafio/aprendizagem;

• Ter profundo respeito pelas individualidades;

• Liderar facilmente situações e pessoas;

• Encarar problemas como sinônimo de oportunidade a ser aproveitada;

• Acreditar que pessoas satisfeitas produzem mais e melhor;

• Entender que quem deve brigar são as ideias e não as pessoas;

• Ter muita objetividade, flexibilidade e sensibilidade situacional;

• Ver as pessoas como parceiros e não como chefes ou subordinados;

• Acompanhar de perto se o que esta sendo feito realiza as pessoas;

• Ter necessidade de por em prática ações que unam e realizem as pessoas;

• Ter inteligência, intuição e criatividade muito acima da media;

• Possuir visão diferenciada do futuro, de forma clara, atraente e viável;

• Ter grande capacidade para ouvir, obter colaboração e conquistar colaboradores;

• Possuir grande capacidade para delegar, sendo o centro, mas não centralizador;

• Ter muita flexibilidade para conhecer e entender personalidades e comportamentos;

• Ter disposição constante para trabalhar e realizar qualquer tipo de tarefa;

• Ter necessidade de realizar ideias novas, transformando-as constantemente;

• Ter capacidade para não perder de vista os objetivos mais dignificantes do trabalho;

• Possuir visão estratégica para estabelecer caminhos que farão de sua meta uma realidade;

• Ter ousadia, coragem (autoconfiança), sensibilidade e lealdade;

• Ser portador de um autoconhecimento profundo e não ter medo das suas próprias limitações;

• Possuir disposição para assumir riscos (não malucos ou absurdos) com pessoas, situações e decisões;

• Sentir-se vitorioso ao conseguir acordos/consensos, unindo pessoas em torno de ideias e ideais;

• Ter um código de ética (valores) que seja mais forte do que os seus interesses mediatos ou imediatos;

• Acompanhar de perto o que esta sendo feito e como, mas só interferir quando absolutamente necessário;

• Sentir-se quase como um escravo do objetivo determinado (ser flexível quanto ao alcance dos objetivos); 

• Entender que desentendimentos pessoais são oportunidades a serem aproveitadas para ratificar que a união é o aspecto básico do sucesso coletivo.

Se você se sentir “muito longe” deste perfil, é o melhor não ficar preocupado, porque este tipo de pessoa descrita não existe. São muitas qualidades para um só executivo.
Tente chegar o mais próximo das qualidades listadas acima e você já será um excelente executivo supermercadista.

*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (foto ao lado – à venda nos sites www.submarino.com.br e www.extra.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação Abras. www.ascarassociados.com.br

Clique aqui e confira o dicionário do setor.

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados