Varejista americana acelera adoção de robôs de entrega

Save Mart é primeira supermercadista a usar robôs para delivery de produtos na região de San Francisco

A rede americana de supermercados Save Mart deu início a um projeto de entrega de pedidos de clientes com o uso de robôs na região de San Francisco. Usando equipamentos da fornecedora Starship, a empresa atenderá cerca de 1.500 residências nas proximidades de sua loja de Pleasanton, que atende sob a bandeira Lucky California.

Essa não é a primeira iniciativa da Save Mart em parceria com a Starship: em setembro de 2020, um piloto de entregas de pedidos online começou a ser feito na loja da rede na cidade de Modesto, também na Califórnia. A expectativa da varejista é, a partir de agora, acelerar a adoção dessa tecnologia em localidades selecionadas. Em Modesto, a solução já atende 55 mil residências próximas da loja que funciona como hub de distribuição.

Para utilizar o serviço robotizado de entrega, os clientes baixam o app da Starship Food Delivery e compram a partir das opções disponibilizadas – hoje, milhares de SKUs são fornecidos pela loja da Lucky California. Ao finalizar a compra, é preciso indicar onde os produtos serão entregues. Funcionários da loja fazem a separação do pedido e colocam em um dos robôs, que faz o percurso de entrega. É possível rastrear em tempo real onde está o robô e, quando a compra chega à porta da casa do cliente, o sistema envia um alerta para o cliente retirar o produto – a tampa do robô precisa ser destravada com o celular.

Normalmente, os pedidos são entregues em questão de minutos. Os robôs podem levar até 10kg de compras – aproximadamente três sacolas de compras bem cheias – e se movimentam a uma velocidade próxima à de uma pessoa caminhando. Sistemas de machine learning, visão computacional e Inteligência Artificial permitem que o equipamento desvie de obstáculos e percorra o caminho até o ponto de entrega.

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