BRF reforça agenda ESG a curto prazo

Economia de água e compra sustentável de grãos estão entre as diretrizes para 2025

A BRF assumiu o compromisso de reduzir em 13% o indicador de consumo de água (m³/ton) até 2025 e atua no engajamento de seus colaboradores para alcançar a meta.

Em junho, a empresa registrou redução de 4% no consumo do recurso, economia de cerca de 473 milhões de litros em um mês, equiparado ao mesmo período de 2020. O montante é suficiente para abastecer 4,3 milhões de pessoas (equivalente ao estado do Amazonas) por um dia, 143 mil pessoas (equivalente à cidade de Paranaguá, no Paraná) durante 30 dias ou, ainda, encher 430 piscinas olímpicas.

Os dados positivos refletem a Campanha pela Redução do Consumo de Água, realizada ao longo do mês, que contou com o apoio dos colaboradores das unidades produtivas da companhia no Brasil.

“Como empresa global, temos a responsabilidade de promover o uso sustentável dos recursos naturais em nossa cadeia de valor. Para isso, assumimos o compromisso público de redução de água até 2025 e contamos com norma corporativa específica, além de atuar na conscientização. A sustentabilidade está em nossa Essência e as ações para preservação da água, recurso escasso e fundamental, refletem a nossa preocupação com as pessoas e com o planeta”, declara Mariana Modesto, diretora de Sustentabilidade da BRF.

A Companhia segue padrões de qualidade rigorosos que garantem a conformidade com todos os regulamentos do Ministério da Agricultura sobre o consumo e qualidade de água nos processos.

O monitoramento do uso da água é uma prática diária nas operações, com indicadores e índices que fornecem subsídios para uma tomada de decisão ágil, a fim de garantir o uso eficiente e o cumprimento dos requisitos legais em todas as operações. Para chegar a esses resultados, a companhia trabalha em três pilares específicos para atingir uma redução significativa de água: Gestão de Consumo, Reuso da Água e Parcerias.

Em Gestão de Consumo, é aplicada a automação e controle das medições do uso de água, feito um monitoramento de KPIs de consumo por processos e a implementação de diretrizes e padrões para gestão do recurso, além da promoção de treinamentos e sensibilização para seu uso de forma racional e cumprimento nas diretrizes.

Na parte de Reuso da Água é realizada a definição e execução de projetos para aumentar seu reuso. Já em Parcerias, são desenvolvidas de novas tecnologias e estudos de viabilidade e técnica e regulatória para reuso de água.

Agenda de Sustentabilidade

A empresa acaba de publicar sua política de compra sustentável de grãos. Alinhada ao compromisso assumido publicamente em 2020, de garantir a rastreabilidade de 100% dos grãos adquiridos na Amazônia e no Cerrado até 2025, a política reforça o objetivo da empresa em ter uma cadeia de fornecimento mais sustentável, atuando com a implementação de diretrizes, por exemplo, em prol do desmatamento zero no bioma Amazônico. A política está ainda em sintonia com uma das frentes de ação para a Companhia se tornar Net Zero até 2040.

“Estamos dando mais um passo que reforça nosso compromisso com a sustentabilidade. Aperfeiçoando nossos processos e trabalhando em prol do meio ambiente e no combate ao desmatamento. A política mostra que a gestão sustentável é uma prática inegociável de trabalho da Companhia, com foco na utilização dos recursos naturais de forma consciente e eficiente”, declara Grazielle Parenti, vice-presidente global de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF.

Sob responsabilidade das vice-presidências de Relações Institucionais e Sustentabilidade e de Planejamento Integrado e Logística, a nova Política define procedimentos de compra de grãos com os parceiros de negócios em áreas de alta vulnerabilidade social e ambiental, com risco de desmatamento. Determina ainda diretrizes no que diz respeito aos compromissos estabelecidos, bem como os princípios a serem aplicados no negócio, com foco na incorporação de aspectos ambientais, sociais e práticas sustentáveis para gestão da cadeia de grãos da BRF.

Com a política de compra sustentável de grãos, a BRF reforça sua agenda ESG e seu planejamento estratégico Visão 2030, focando em ações de transformação positiva na cadeia, meio ambiente e nas comunidades em que a Companhia está inserida. Para cumprir com essas diretrizes, a Companhia conta com uma plataforma tecnológica que integra processos que envolvem a rastreabilidade dos produtos e analisa a origem dos grãos adquiridos, trazendo mais transparência, assertividade e agilidade aos processos de compra por conectar os produtores diretamente à BRF.

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados