Carrefour coloca na gôndola 8 marcas de empreendedoras negras

Ação em parceria com a Afrobusiness estimula a equidade racial 

O conjunto de ações antirracistas promovido pelo Grupo Carrefour ganhou mais um reforço. Agora, unidades do Rio Grande do Sul e de São Paulo estão expondo com destaque produtos de pequenos negócios de afroempreendedores, como os cosméticos de Sheila Makeda e Shirley Leela, sócias da Makeda (foto acima).

 A iniciativa, que faz parte de uma série de ações de estímulo à equidade racial e ao empreendedorismo negro, tem como propósito apresentar novos produtos e serviços para os clientes e oferecer ferramentas para ampliar o acesso e a visibilidade desses negócios no varejo.

Dentre as marcas incluídas nesta primeira etapa da ação estão: Makeda Cosméticos, especializada em produtos para cabelos crespos, cacheados e ondulados; Afra Design, responsável por produzir e comercializar a linha de papelaria étnico Inclusiva, como cadernos, agendas, planners, blocos de notas; DaMinha Cor, loja de toucas para natação para cabelos volumosos, entre outros produtos;  Madiba Pet, fabricante de acessórios para animais; e Made Tábuas, fabricante de tábuas de madeiras para churrasco e cozinha.

Além da exposição com destaque aos produtos, os donos das marcas passaram por 90 dias de mentorias oferecidas por profissionais do Grupo Carrefour em parceria com a Afrobusiness.

— Queremos a inclusão de pequenos afroempreendedores na carteira de fornecedores do Carrefour, seja para a inserção de produtos em nossas lojas ou na prestação de serviço. Para isso, demos todo o suporte técnico na área jurídica, além de consultorias para emissão de certificados e documentos, estudo para facilitações financeiras e direcionamento quanto a embalagem e rotulagem, e definição da estratégia da marca — explicou Tatiana Jorge, Gerente de Planejamento Comercial do Grupo Carrefour.

Além dos itens em exposição nas gôndolas das lojas físicas, os consumidores também poderão encontrar produtos de outros empreendedores negros à venda na internet, nas plataformas do Carrefour.

Conforme ranking divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados em 2021, o Grupo Carrefour lidera o segmento de supermercados no país,  com um faturamento bruto de R$ 74,7 bilhões registrado em 2020.

Empreendedoras

Sócia-diretora executiva da Makeda Cosméticos, Sheila Makeda disse estar feliz com a iniciativa e torcendo para que outros varejistas promovam iniciativas como a do Carrefour, de valorização dos afroempreendedores.

— Que ações como esta aconteçam de maneira frequente. Estamos na torcida para que todas as empresas sejam antirracistas na prática, oferecendo oportunidades de crescimento para cada um de nós — destacou.

— Penso que como mulher preta, aprendi muito durante os 90 dias de mentoria. Sempre soube que não era fácil estar presente nas grandes redes, mas essa era uma de minhas metas que, graças ao Carrefour, consegui conquistar. Seguimos esperando mais ações afirmativas, como esta, dentro das grandes empresas — avaliou Ana Cláudia Silva, CEO e founder da Afra Design.

Fonte: Kelly Matos, GZH

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados