<< Voltar pra Home

ESG



Com medidas simples, Bimbo gera impacto ambiental expressivo

9 de agosto de 2021
 - 
20:08
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Com medidas simples, Bimbo gera impacto ambiental expressivo”

Como consequência de iniciativas de alto impacto para o meio ambiente, companhia obterá economia milionária anual

Focada em reduzir os impactos de suas operações no meio ambiente, a Bimbo Brasil alterou a gramatura de algumas de suas embalagens e passou a utilizar 2 mil toneladas a menos de plástico no primeiro trimestre de 2021.

Com a mudança, a companhia reduziu em 24% a utilização da matéria-prima nas embalagens de bisnagas. A ação impactou também na emissão de gases, pois os pallets passaram a comportar mais unidades e a quantidade de viagens para transporte dos produtos diminuiu. Dessa forma, a empresa deixa de emitir 1.700 kg/CO2 por ano.

No próximo semestre, o plano de sustentabilidade será expandido para outras categorias de produtos. As embalagens de Rap 10 (Tortilhas), divisão na qual a empresa é líder no Brasil e responsável por inaugurar uma nova categoria de mercado, o valor de diminuição da gramatura da embalagem corresponderá a 8%.

Devemos expandir esse projeto nos próximos meses para alguns produtos dentro da categoria de doces e, com isso, a previsão é que haja uma redução de emissão de 1.066 kg/CO2.”

“Iniciamos o ano com foco na estratégia de sustentabilidade da Bimbo Brasil para garantir a implementação dos projetos no curto prazo. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até agora e teremos outras grandes mudanças nos próximos meses. Estamos trabalhando para ter um programa sólido e de alto impacto positivo na cadeia”, explica Alfonso Argudín, diretor geral da Bimbo Brasil.

A empresa também diminuiu a aplicação de tintas e solventes nas embalagens. Com isso, deixou de utilizar mais de 800 mil quilos de tinta por ano e mais de 1.500 toneladas de solvente por ano.

Em 2021, a Bimbo Brasil lançou ainda o primeiro fitilho sem arame do mercado de pães brasileiro, tornando-se 100% reciclável. A mudança começou a ser implementada em abril deste ano e já contempla 48% da produção da companhia.

A iniciativa faz parte do planejamento da empresa em se tornar cada dia alinhada às práticas ESG do mercado e segue a filosofia do Grupo Bimbo de ser uma empresa sustentável, altamente produtiva e plenamente humana.

Há quase uma década, a Bimbo Brasil atua ainda em prol da sustentabilidade, por meio do apoio ao programa Dê a Mão para o Futuro, da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que trabalha em parceria com catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Essa iniciativa foi desenvolvida como uma alternativa viável para as associadas da ABIHPEC no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. Ele tem como objetivo colaborar com a melhoria do panorama nacional em relação à correta destinação de resíduos sólidos urbanos, ajudando a reduzir o volume de materiais recicláveis que seriam destinados aos aterros.

O programa também busca viabilizar a reciclagem das embalagens pós-consumo; desenvolver ações destinadas a apoiar programas de geração de trabalho e renda e que promovam a inclusão social, a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis.

Com a participação no programa, apenas em 2020, a Bimbo conseguiu recuperar 22,3% das embalagens (equivalente a uma mais de uma tonelada) com relação a todos os produtos vendidos nesse mesmo ano.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Retail Media Show 2024: inovações e desafios no varejo digital foram os temas do 2º dia do evento

Ao todo, o último dia da segunda edição do encontro contou com sete paineis, que abordaram diversos aspectos, desde do…
Image

Grupo Koch inaugura loja Komprão em São João Batista (SC)

Com 7,1 mil m² de área construída e estacionamento com 235 vagas, empreendimento possui iluminação natural e reaproveitamento da água…
Image

OXXO e Fanta trazem loja conceito e lançam a Fanta Pac-Man

Localizada em Guarulhos, a unidade receberá um conceito visual que remete aos “arcades” da década de 80 O OXXO, rede…
Image

Abrasmercado: preços do arroz, do óleo de soja e da farinha de trigo recuam em março

Após sete altas consecutivas, o preço do arroz caiu 0,90% em março, na média nacional. A queda mais expressiva do…