Grupo Carrefour anuncia novas ações nos campos ambiental e social

Programas de ESG estimulam a reciclagem de eletrônicos e o desenvolvimento profissional

Reciclagem de eletrônicos

O Grupo Carrefour Brasil, maior ecossistema do varejo alimentar do país, deu início a mais uma ação para fortalecer seu programa de reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), coletores para recebimento de eletrônicos pós consumo foram instalados em 12 lojas do Carrefour, nos estados de São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo, Paraíba, Amazonas e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Nesses pontos, serão aceitos produtos de todos os tamanhos, desde fones de ouvido e secadores de cabelo até geladeiras e aparelhos de TV.  

Com a parceria, as lojas físicas do Carrefour serão responsáveis pelo recebimento dos produtos para serem descartados e a ABREE contribuirá com a destinação ambientalmente adequada dos materiais. Todo esse trabalho é feito por empresas homologadas, com todos os cuidados necessários.

No Carrefour, os coletores ficam localizados em pontos estratégicos no interior das lojas a fim de que os clientes os encontrem facilmente. Os pontos de coleta também foram projetados para que os consumidores possam depositar os itens de pequeno e médio porte de maneira fácil e rápida. Já os equipamentos maiores serão recebidos pelos colaboradores da loja, que foram treinados para manusear e armazenas os itens até que sejam encaminhados para a ABREE.  

“No Grupo Carrefour Brasil, realizamos uma série de ações em nossos pontos de venda com o objetivo de estimular o descarte consciente de resíduos ou produtos pós-consumo. Com isso, atuamos como um facilitador para que nossos clientes adotem hábitos ambientalmente responsáveis”, explica Lucio Vicente, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. “Ao mesmo tempo, operamos nossas lojas e treinamos nossos colaboradores para que atuem com total atenção aos resíduos gerados internamente, minimizando a geração de lixo e o impacto ambiental”.

No site da ABREE, os consumidores encontram os endereços das lojas do Carrefour, onde o serviço de coleta já está funcionando, além de outros pontos de recebimento de eletroeletrônicos pós-consumo, facilitando a localização do local mais próximo apenas digitando o CEP. No portal também está disponível a lista completa de produtos que podem ser descartados nesses locais, tais como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse o site da ABREE.

“Estamos muito felizes com essa parceria junto ao Carrefour, uma das maiores varejistas do país, para ajudar na conscientização do consumidor sobre o descarte correto dos produtos. O primeiro passo do Grupo para ajudar o meio ambiente foi dado, agora o trabalho da ABREE e seus parceiros começa, para assegurar a destinação ambientalmente correta desses produtos recebidos”, explica Sergio de Carvalho Mauricio, presidente da ABREE.

A parceria faz parte das iniciativas de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil programadas para 2022 e complementa as ações de logística reversa já realizadas pela companhia. Por meio do programa Pequeno Grande Passo, o Grupo também disponibiliza pontos de coleta de pilhas e baterias, lâmpadas, cartuchos de impressoras, óleo de cozinha e cápsulas de café. Em 2021, mais de 51 toneladas de resíduos foram coletadas nas lojas do Carrefour e 26 toneladas nas unidades do Atacadão.

Programa de Estágio, Jovem Aprendiz Tech e bootcamp Banco Carrefour Woman Developer

O Grupo Carrefour Brasil reforça seu posicionamento de marca empregadora com o anúncio de iniciativas voltadas ao recrutamento, desenvolvimento e qualificação de talentos diversos para o mercado de trabalho.

O Programa de Estágio 2022 e o Jovem Aprendiz Tech foram criados, respectivamente, para que universitários e jovens em situação de vulnerabilidade possam adquirir experiência em diversas áreas de atuação, assim como se aprofundar em uma rotina de trabalho integrada ao ecossistema de negócios do Grupo Carrefour Brasil.

“Além de adquirir experiência, ao imergir nos formatos e processos que fazem parte de nosso ecossistema, os jovens poderão desenvolver soft skills essenciais para a formação profissional, como Autoconhecimento, Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis”, afirma Daniela Matos, Gerente Sênior de Treinamento e Desenvolvimento Humano e Organizacional no Grupo Carrefour Brasil.

Ainda neste contexto, o Banco Carrefour aposta em um bootcamp (treinamento imersivo de programação) focado no público feminino. Batizado de Woman Developer, a iniciativa desenvolvida pela fintail do grupo em parceria com a Digital Innovation One conta com 10 mil vagas disponíveis e visa estimular o desenvolvimento de carreira de mulheres em áreas que ainda são predominantemente dominadas por homens.

“Temos o compromisso de trabalhar assiduamente para contribuir com o desenvolvimento profissional e qualificação de pessoas. Para nós, iniciar 2022 com diversos programas dedicados a esse propósito nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo e de que poderemos fazer a diferença na vida de cada um que está em busca de uma oportunidade”, reforça Daniela.

“A área de tecnologia é superaquecida e ao mesmo tempo possui um déficit de profissionais no mercado. Por isso, o Jovem Aprendiz Tech chega para tentar suprir essa escassez de alguma forma, ao mesmo tempo em que oferece capacitação técnica àqueles que não possuem condições de arcar com os estudos”, afirma Paulo Farroco, CIO do Grupo Carrefour Brasil.

Jovem Aprendiz Tech

Com inscrições abertas até 04 de março, o programa Jovem Aprendiz Tech chega para gerar oportunidades e inserir jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho com foco em tecnologia, tendo a oportunidade de atuar na rede que é líder do segmento de varejo alimentar no país. As vagas são para atuação na matriz do Grupo na cidade de São Paulo. Além disso, é necessário ter ensino médio completo ou estar cursando em período noturno. Ao final do contrato, com duração de 15 meses, existe a possibilidade de efetivação.

Inscrições neste link

Período: 14 de fevereiro a 04 de março.

Programa de Estágio

O Programa de Estágio 2022 é voltado para estudantes universitários do período noturno de qualquer faixa etária e faculdade. Contempla atuação nas áreas de Abastecimento, Comercial, Compliance Tributário, Controle de Gestão, Galerias Comerciais, Jurídico, Marca Própria, RH e Segurança Alimentar. As inscrições estão abertas até o dia 7 de março e o processo admissional será em abril, com início do contrato em maio. O local de trabalho, será na matriz do Grupo Carrefour Brasil e Banco Carrefour, na cidade de São Paulo.

Inscrições neste link

Período: 8 de fevereiro a 7 de março

Banco Carrefour Woman Developer

O bootcamp vai disponibilizar mais de 10 mil bolsas exclusivamente para mulheres que querem aprender ou aprimorar suas habilidades em programação e contempla mentorias ao vivo realizadas por experts renomados em um ambiente colaborativo que permite construir uma rede de contatos, praticar o conteúdo aprendido e construir um portfólio para aumentar as chances de contratação.

Inscrições neste link

Período: 14 de fevereiro a 11 de março

 

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados