Muffato e Prezunic adotam “GC” para salgadinhos e vendas disparam

 Muffato e Prezunic adotam “GC” para salgadinhos e vendas disparam

Gestores dos cases de sucesso da PepsiCo enumeram as vantagens da parceria e da ferramenta para o PDV

*Oferecido por PepsiCo

O consumo de salgadinhos cresce a cada dia na rotina dos brasileiros, entre todos os públicos e faixas sociais (19,1% Fonte: Nielsen Scantrack 2020vs 2021 total mercado salgadinhos). Levantamento da Euromonitor mostra que a categoria atinge cifras perto de R$ 15 bilhões de faturamento anual.

Está provado que essa categoria é consumida por impulso em aproximadamente 60% das vezes (FONTE: PESQUISA DE SHOPPER SALGADINHOS 2016 | MC15), sem prévia programação de compra nos PDVs. Diante disso, expor a categoria em todo perímetro da loja com o sortimento adequado, resultam em ações certeiras para aumentar o sell out, elevar o ticket médio e contribuir com maior rentabilidade.

O método mais assertivo para chegar a esse denominador comum favorável às duas pontas, indústria e varejo, é através do Gerenciamento por Categoria (GC).

Companhia líder mundial de mercado com marcas como LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES® e CHEETOS®, a PepsiCo realiza esse serviço ajudando o setor de Varejo de Alimentos a suprir os desejos e necessidades do shopper em todos os formatos de loja e canais digitais.

Supermercados, mercearias, lojas de vizinhança ou conveniência que adotam o Gerenciamento por Categorias detém maior crescimento da categoria com um sortimento adequado e uma exposição ideal dos produtos. Assim, o cliente fica cara a cara com suas indulgências e desejos, favorecendo a compra por impulso, gerando muito mais benefícios à toda cadeia e ampliando sensivelmente os índices de satisfação com o PDV, independentemente do formato.

Principais varejos que adotaram o GC já comprovaram que a categoria de Salgadinhos é perfeita para sua estratégia de crescimento, devido a rotatividade e alta rentabilidade que entrega ao setor de Varejo de Alimentos.

Destacamos aqui a experiência de dois importantes grupos regionais de supermercados que implementaram o GC em salgadinhos com apoio da PepsiCo.

 “O papel da indústria é muito importante para nos ajudar a desenvolver a categoria. A inteligência do fabricante no produto e conhecimento do shopper tem papel fundamental na categorização e na organização da loja para facilitar a navegação do shopper”

Adilson Corrêa, Gerente Comercial Geral do Grupo Muffato

Muffato

Ticket médio crescente com gôndolas mais atraentes

Há quase duas décadas, o grupo Muffato investe em Gerenciamento por Categorias, onde periodicamente promove atualizações e revisões de planogramas com toda a cadeia.

Diante sua importância monetária com bons lucros frente ao alto valor agregado, a categoria de salgadinhos permanece sempre na dianteira dos projetos da rede paranaense. No trabalho a quatro mãos com a PepsiCo, todas as lojas passaram por revisões e tiveram seus planos minuciosamente ajustados. Há casos de filiais que receberam projetos de ponta com ambientação de 360.

Para Adilson Corrêa, Gerente Comercial Geral do Grupo Muffato, a organização do setor facilitou muito o acesso e navegação do cliente. Óbvio que os resultados do GC repercutiram diretamente nas vendas. “Conseguimos trabalhar de acordo com o cluster. O novo layout nos proporcionou incremento nas vendas e aumento do ticket médio”, comemora.

A fim de que a roda virtuosa não pare, se faz necessário, o maior entrosamento da indústria com o varejo, com a troca de informações detalhadas de análise de desempenho da categoria, inovações e tendências.

A PepsiCo é um dos nossos principais parceiros de GC quando falamos de imparcialidade, entrega, insights, resultado e inteligência da categoria. Estamos satisfeitos com o atendimento e a agilidade para resolver as solicitações”, destaca Adilson Corrêa.

Prezunic

Nova exposição agregou valor ao crescimento da categoria

Ao adotar o GC em seus pontos de venda no Rio de Janeiro, a rede Prezunic prioriza quem mais interessa: o shopper. Para tanto, o entrosamento entre todos os setores da loja é vital para que o cliente saia satisfeito. Daí a necessidade de envolver as áreas Comercial, Pricing, Abastecimento e Operações para incrementar as vendas com o objetivo de atender as expectativas do que o cliente procura em meio as tendências, com foco na rentabilidade e estratégia do negócio.

No Prezunic, o GC entrega um sortimento personalizado cada público e perfil de consumidor, além de layouts e exposições fluidas e intuitivas, mediante categoria, marca ou segmento.

É importante destacar que o melhor abastecimento leva a definição de estoques mínimos, vital nos dias de hoje. Resultado: cliente e feliz e satisfeito com a experiência no PDV.

No chão de loja do Prezunic, o sortimento de salgadinhos foi otimizado, inclusive com uma redefinição na organização do corredor. Movimentar os alimentos de maior procura para o final do fluxo, colocando na entrada os segmentos mais rentáveis e com menor giro foi uma das mudanças muito aprovada. Para a rede, isso evita que os produtos com boa margem se percam.

Dentro dos novos planogramas, os lançamentos ganharam maior rentabilidade, até mesmo para a marca própria Prezunic na subcategoria de Batata Tubo. 

Adotar o GC em parceria com a PepsiCo viabilizou o novo olhar do cliente para cada uma das opções oferecidas. Saldo Positivo, com giro rápido, estoques menores e maior lucro. 

Entre em contato com a PepsiCo para saber mais: https://pepsico.com.br/

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados