VTEX apresenta soluções inovadoras também para o varejo físico

A plataforma INDEVA auxilia o supermercadista no engajamento da equipe com formato omnichannel

A VTEX, plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas apresenta seu portfólio de serviços para o mercado de lojas físicas, por meio da INDEVA by VTEX.

A solução é pioneira na análise de performance do varejo e conecta de forma inteligente o gestor e a equipe de vendas, transformando dados em informações estratégicas, e assim, mudando a cultura do varejo físico.

Com a pandemia, o comércio físico foi duramente afetado pela suspensão das atividades. Segundo o levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 75 mil estabelecimentos comerciais com vínculos empregatícios fecharam as portas no Brasil em 2020, primeiro ano da pandemia da Covid-19.

As micro e pequenas empresas responderam por 98,8% dos pontos comerciais fechados, e as lojas precisaram se reinventar para buscar novas maneiras de realizar as vendas e manter suas equipes motivadas.

Especialista em gestão de força de vendas em lojas físicas, a INDEVA by VTEX desenvolve processos para acelerar a integração entre lojas físicas e os canais de vendas digitais.

As soluções como vendas pick-up-in-store, modalidade na qual o cliente compra online e faz a retirada do produto na loja; ship from store – onde a franquia utiliza o estoque das lojas para atender demandas de pedidos realizados online; delivery; compras realizadas via WhatsApp, opção que permite que os consumidores acessem diretamente um catálogo de produtos e serviços e efetuem as compras dentro do app; prateleira infinita, que possibilita que o cliente final compre produtos em um canal (geralmente, uma loja física), ainda que esses produtos não estejam disponíveis de imediato.

Tudo isso integrado e agregando ainda mais funcionalidades às já existentes na plataforma VTEX, como lista da vez digital, fluxo de hora em hora, feedback para vendedores, controle de metas, raio-x das lojas etc.

“Este era um processo que já estava acontecendo, mas com a pandemia, foi necessário acelerar a implementação para atender à nova demanda”, afirma Leonardo Santos, Physical Stores Growth leader. “Isto não se resume apenas a tecnologia, envolve também pessoas. O consumidor mudou, e esta tem sido a grande transformação no varejo físico”, diz ele.

De acordo com a 3ª edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em 2020, o investimento em iniciativas de transformação digital cresceu 90% entre os varejistas.

Esses investimentos, segundo os entrevistados para a produção do estudo, são resultado do aumento do faturamento em vendas e aumento do engajamento do consumidor principalmente em canais digitais.

De maneira fácil, dinâmica e intuitiva, a plataforma INDEVA by VTEX faz isso, levando até as redes de franquias ou lojas varejistas respostas que potencializam os resultados dos times de vendas.

Dados essenciais para as lojas são registrados na plataforma, que disponibiliza também uma lista da vez digital, automatizando e facilitando o dia a dia do salão de vendas.

“Há uma máxima que diz que dados valem mais do que petróleo. No universo do varejo físico, dados valem mais que água, considerando-a um elemento vital para nossa sobrevivência. Enxergar oportunidades no digital, e não uma concorrência, é o que os pontos de vendas físicos precisam para alcançar assim melhores resultados de negócios”, explica Santos.

Oferecer esta possibilidade para os colaboradores que estão na ponta da operação é fundamental. Afinal, são eles que lidam com os clientes no dia a dia. Isto garante a autonomia dos funcionários e cria um ambiente que propicia inovação.

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